Creme de Confeiteiro ou “Crème Patissière”

imageOiiiiiii pessoal! Quanto tempo eu não apareço por aqui não é mesmo? Pois hoje resolvi testar uma receitinha nova (nova para mim né? kkkk) que é o famoso creme de confeiteiro ou “Crème Patissière”. Este creme é muito utilizado na culinária de muitos países e principalmente da França, afinal ele é francês. A receita que testei, não sei dizer se é aquela original mesmo feita nas confeitarias francesas, mas eu pesquisei bastante e me inspirei em 2 sites antes de fazer, um deles é o I Could Kill for Desert da Dani Noce e o outro é o All Recipes. A receita leva fava de baunilha, você vai encontrar nestas lojas de confeitarias por aí, eu ainda tinha uma que ganhei da minha sogra há um tempo atrás :-).  Então vamos lá à receita:

  • Rendimento: Suficiente para uma tortinha média.
  • Custo:★★ ★★★
  • Dificuldade:★★ ★★★

INGREDIENTES

  • 500 ml de leite integral, em temperatura ambiente
  • 1 fava de baunilha
  • 90 gr de açúcar refinado
  • 4 gemas de ovo, em temperatura ambiente
  • 1 colher (chá) de amido de milho (Maisena)
  • 50 gr de farinha de trigo

MODO DE PREPARO

  1. Comece aquecendo 400 ml de leite em uma panela junto com a raspinha da fava de baunilha. (Com a ponta de uma faca abra a fava da baunilha, raspe as sementinhas de dentro e coloque dentro do leite. veja aqui um post no blog sobre a baunilha). Deixe esquentar em fogo baixo por 4 minutos, sem deixar ferver. Reserve;
  2. Agora em uma tigela bata as gemas com o açúcar até formar um creme homogêneo e mais clarinho.
  3. Nos outros 100 ml de leite dissolva a Maisena para evitar que empelote quando for levada ao fogo;
  4. Depois acrescente às gemas batidas o restante do leite e a farinha de trigo. Misture muito bem;
  5. Finalmente coloque este creme no leite morno que está na panela e ligue o fogo baixo, mexendo sem parar por 6-8 minutos, ou até engrossar. Dica: Nos últimos 2 minutos quando o creme começa a engrossar tem que mexer bem rápido para não empelotar o creme.
  6. Retire da panela o creme pronto e coloque em uma travessinha. Cubra com plástico filme de forma que fique encostado no creme para evitar aquela natinha por cima sabe? Deixe esfriar em temperatura ambiente e depois leve à geladeira até ser utilizado. Pode guardá-lo por até 48 hrs.

image

E aí, o que acharam? Espero que tenham gostado!

Beijos e obrigada pela visita!

Poly.

Bolo de Banana

  
Este bolo de banana fica uma delícia e é  muito fácil de fazer. 

INGREDIENTES

  • 3 bananas nanicas ( bem maduras, quase passando)
  • 100 gr iogurte natural, usei 1 potinho de Grego
  • 1/2 xic de óleo 
  • 1 xic de açúcar 
  • 1 xic de farinha de trigo
  • 2 ovos 
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Açúcar e canela para polvilhar ( faça uma misturinha) 

MODO DE PREPARO

  1. Amasse 2 bananas e junte todos os ingredientes, exceto o açúcar  com canela que você vai usar para polvilhar;
  2. Misture a massa em uma tigela e por último coloque o fermento em pó;
  3. Coloque em forma untada e polvilhada com açúcar. Pique a outra banana em rodelinhas por cima da massa. 
  4. Polvilhe açúcar e canela por cima e leve ao forno pré-aquecido por 30-35 minutos em fogo médio. 

  
 

Façam este bolinho delícia e seja feliz!!! 😉✌🏻️😃😘

Obrigada pela visita e volte mais vezes aqui no blog! 

Super beijo, Poly! 

Geleia de Amoras Frescas 

  
Meu marido ganhou umas amoras frescas de um casal de amigos que trouxeram direto do sítio. Hoje em dia pra quem mora na cidade grande, tudo que é colhido no pé a gente ama né?! Achei que a melhor forma de aproveitar as amoras seria fazendo uma geleia. É bem fácil de fazer e coloquei abaixo a foto das etapas pra vcs! Para começar:

Um punhado bom de amoras frescas (gente, eu não tenho balança em casa então não sei o quanto de amoras tinham nessa tigelinha… Sorry ☺️Mas imagino que seja uns 500gr). Lave bem as amoras e escorra.

  
Agora pegue uma panela e ainda com o fogo desligado coloque: as amoras + 1 xic. de açúcar cristal (vai depender da sua quantidade de amoras ok?! Se tiver mais, pode colocar mais açúcar tbm. + 1/2 limão espremido e pronto. Liga o fogo baixo 🔥🔥

   
    

Levou mais ou menos uns 30 minutos para chegar no ponto da foto abaixo. Como a amora é mais durinha, quando ela estava neste ponto eu coloquei em um processador e bati para elas se desfazerem. Voltei para o fogo, coloquei 100ml de água e deixei reduzir por mais 10 min em fogo baixo.

 

  
  
E pronto! Deixe esfriar e coloque em um recipiente de vidro.
 Aos amigos que nos presentearam com as amoras, muito obrigada! 💜💜💜

Obrigada pela visita! 

Beijos, Poly!

 

Bolo de Laranja com Casca e Tudo!

IMG_3645

Quem gosta de bolo aí levanta a mão \o/ \o/ ahahahaha. Bolos me lembram infância, sabe aquele cheirinho de bolo que enche a casa em um dia qualquer a tarde? Então, lembro da minha mãe fazendo bolo assim. Ahhh como é bom ter lembranças boas né?! Agora, eu nunca tive muita mão para fazer bolo, apesar de ter tentado algumas vezes. Pensa em um bolo fácil!!! Pensou? Pois é, este é ainda mais fácil!!! Eu fiz e deu muito certo, por isso vim compartilhar a receitinha com vcs :-)

  • Rendimento: Rende 8 pedaços generosos
  • Custo: ★★★★
  • Dificuldade: ★★★★

INGREDIENTES

  • 1 laranja inteira com casca e tudo (bem lavadinha tá?!)
  • 1 xíc. e 1/2 de óleo (de preferência os mais saudáveis, como canola, girassol etc.)
  • 3 ovos inteiros
  • 1 xíc. e 1/2 de açúcar cristal
  • 1 xíc. e 1/2 de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó (Pó Royal)

MODO DE PREPARO

  1. Lave bem a laranja e corte-a em 4 partes. Depois tire a partezinha branca de dentro (ela faz amargar), por isso esta parte é importante;
  2. Agora bata no liquidificador os ovos, o óleo, a laranja e o açúcar. Como esta massa fica bem grossa eu deixei para misturar a farinha de trigo na tigela;
  3. Despeje a massa na tigela e acrescente a farinha de trigo e o fermento por último. Misture bem;
  4. Unte uma forma, de qualquer formato e tamanho médio, com manteiga e polvilhe açúcar;
  5. Coloque a massa e leve para assar em forno pré-aquecido a 200C. Como cada forno tem uma temperatura diferente, fique de olho. O meu assou em 35 minutos. Para ter certeza é só fazer o teste do palito, se sair sequinho está assado.

IMG_3648

Agora é só fazer e me contar se deu certo!

Obrigada pela visita!

beijos,

Poly.

(Receita original no Panelaterapia)

Frango Express na Panela de Pressão

IMG_3409

Esta receitinha é bem rápida e muito gostosinha. Tome nota:

  • Rendimento: Serve 4 pessoas
  • Custo: ★★★★
  • Dificuldade: ★★★★

INGREDIENTES:

  • 1kg de filé de frango cortados em cubinhos;
  • 1 cebola cortada em rodelas;
  • 1 lata de tomate pelado;
  • alho picadinho;
  • 2 batatas cortadas em cubinhos;
  • 1 folha de louro (opcional);
  • Cheiro verde a gosto;
  • 1 colher de sobremesa de colorau.

MODO DE PREPARO:

  1. Tempere o frango e reserve;
  2. Refogue a cebola junto com o alho e adicione o frango. mexa bem até e deixe fritar até dourar;
  3. Coloque o tomate pelado, 1 copo de água, o colorau ou páprica e folha de louro;
  4. Tampe a panela e depois que pegar pressão deixe cozinhar por 10 minutos;
  5. Depois retire a pressão e adicione as batatas e deixe cozinhar por mais 5 minutos na pressão;
  6. Desligue o fogo e deixe sair a pressão.
  7. Coloque o cheiro verde picadinho e está pronto!

Frangp na pressao

Gostaram da receita?

Obrigada pela visita e voltem sempre!

Bom apetite! Beijos… Poly!

Torta para o dia a dia e você escolhe o recheio!

foto 3Oiiiiii Genteeeeeeee!!! Que saudade de escrever aqui!!! Quanto tempo tenho estado fora não é mesmo? É… já ouviu aquela passagem bíblica que diz que há tempo para todas as coisas? Pois é… por isso não consigo mais escrever no blog como antes! Mas não desisti não, vez ou outra eu vou aparecer por aqui! =). Hoje vim compartilhar com vcs uma receitinha de torta muito gostosinha que fiz, é bem rapidinho e vc escolhe seu recheio ta? Vamos lá!

  • Rendimento: serve 6 pessoas
  • Custo: ★
  • Dificuldade: ★

INGREDIENTES:

  • 3 ovos
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 1/2 xícara (chá) de azeite
  • 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Sal a gosto (aproximadamente uma colher de sobremesa)

MODO DE PREPARO:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, um por um e bata bem. Por último coloque o fermento em pó. Não precisa untar a assadeira porque já vai azeite na massa, coloque parte da massa na assadeira, espalhe o recheio e depois coloque a outra parte. Rale mais queijo parmesão por cima para gratinar. Leve ao forno pré-aquecido a 180cº para assar… No meu forno ficou 30 minutos, mas pode variar de forno para forno.

Eu fiz um recheio assim: Refoguei 1 cebola média, algo poró fatiadinho, brócolis cozido e tomatinho cereja cortado ao meio. Temperei a meu gosto e depois misturei com 200gr de ricota fresca. Mas vc pode usar sua criatividade e fazer o recheio a seu gosto. Fica delícia essa massa pq tem o gostinho do azeite!!! Yumiiiii

Algumas fotos para vocês verem como ficou:

foto 1 foto 4 foto 5 foto 1 (1) foto 2

Depois me contem como ficou a de vocês!!!

beijo grandeeeeeee!!!

Obrigada por continuarem aqui comigo, mesmo eu estando mais distante! :-)

Poly.

Camarão ao Molho Picante

Oláááá!!! Gente finalmente consegui um tempinho para fazer um post aqui no blog pra vocês!!! To sumidinha porque as atividades diárias estão me tomando bastante tempo, mas a vida é assim mesmo né?! Feita de fases… e eu estou amando tudo que tem acontecido na minha vida! Então vou tentar postar aqui sempre que der ok?! Pela primeira vez, esses dias resolvi fazer um camarão… e não é que ficou bom?! Aqui vai a receitinha meio improvisada e rapidinha de preparar pra vcs!

  • Rendimento: serve 2 pessoas
  • Custo: ★★★★★
  • Dificuldade: ★★★★
  • 500 gr de camarão limpo e sem casca
  • 1 cebola picadinha
  • 2 tomates picadinhos
  • 1 caixinha de creme de leite
  • alho moído a gosto
  • Pimenta calabresa a gosto
  • Azeite e sal a gosto
  • 1/2 colherinha de colorau e açafrão (opcional)

MODO DE PREPARO

  1. Lave o camarão e tempere a seu gosto. Reserve;
  2. Enquanto isso prepare o molho: Refogue a cebola picadinha, o alho e o tomate, 1/2 colherinha de colorau e uma pitada de açafrão. Pingue um pouco de água e tampe para cozinhar até ficar bem macio. Abaixe o fogo e coloque o creme de leite. Não deixe o molho ferver depois que colocar o creme de leite. Reserve para preparar os camarões;
  3. Em uma frigideira, refogue o camarão no azeite até começarem a dourar;
  4. Depois junte os camarões ao molho na outra panela e por ultimo coloque pimenta calabresa a gosto. Misture tudo muito bem e desligue!
  5. Está prontinho!

Um arrozinho branco acompanha perfeitamente!   Na Cozinha da Poly E aí gostaram? Façam em casa e depois me contem como ficou! Beijo grande e até a próxima! Obrigada pela visita!!! :-)