Truques e dicas para fazer Cheesecake

menu_Original_Cheesecake(Foto: The Cheesecake Factory)

Achei muito bacana essas dicas sobre o Cheesecake! É do site Receitas de Minuto:

“Antes de começar a dar dicas sobre o preparo de uma Cheesecake é importante vocês saberem que existem duas versões: De Geladeira e Assada. A cheesecake de geladeira não precisa ir ao forno, geralmente não tem ovos e para ficar firme usa gelatina sem sabor, já a assada que é a versão tradicional é uma massa com ovos e que precisa ir ao forno (claro). 

Hoje vamos falar da cheesecake assada, que é um bolo macio, delicado e suave, eu acho sua textura mais parecida com um pudim de pão do que um bolo, mas como chamam assim quem sou eu para falar que não é um bolo, né? Essa é uma sobremesa americana que ganhou o mundo e hoje vamos aprender algumas dicas para não errar no preparo dessa delicia.

Preparo da forma: Sempre use uma forma de fundo removível, unte, forre o fundo com papel manteiga untado e não se esqueça de untar as laterais também, assim quando a cheesecake estiver esfriando ela vai se soltar sozinha das laterais facilitando na hora de desinformar.

Base: A base geralmente é feita com a clássica massa de bolacha + manteiga, para ter uma base perfeita é importante triturar muito bem a bolacha, misturar com manteiga gelada e forrar apenas o fundo da assadeira de forma que fique tudo muito bem compactado.

Pré – Assar: Eu gosto de pré – assar a massa por 10 minutos a 180ºC e deixar esfriar, assim não corre o risco da massa ficar crua e o recheio se misturar com a massa, mas se desejar também pode levar para gelar, assim a manteiga volta a solidificar e mantêm a base no lugar quando for adicionado o creme.

Creme: Sempre mantenha seus ingredientes em temperatura ambiente, misture o creamcheese com açúcar, leite ou creme e adicione os ovos levemente batidos e apenas mistura para ficar um creme homogêneo, não bata muito pois acaba criando bolhas de ar, e uma boa cheesecake deve ser solida.

Farinha: Algumas receitas pedem um pouco de farinha ou amido, porém não é tão necessário, o que acontece é que quando adicionado esses ingredientes a textura muda levemente e deixa a massa um pouco mais firme e assa um pouco mais rápido. Já as receitas sem adicionar farinhas ficam mais leves e demoram um pouco mais para assar.

Obs: Eu costumo adicionar 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, porém é importante seguir a receita, assim não tem erro.

Assar: Você fez tudo direitinho e chegou a hora de assar, então agora precisa escolher se quer assar em Banho Maria ou Direto no Forno como um bolo.

  • Em banho maria sua cheesecake vai assar de forma mais uniforme e não corre o risco de afundar quando sair do forno, porém assim demora um pouco mais para ficar pronto.
  • Direto no forno sua cheesecake vai ficar mais dourada pois as bordas tendem a assar mais rápido que o centro, e quando sai do forno acaba murchando um pouco, porém demora menos tempo para ficar pronto.

Obs: Eu pessoalmente faço direto no forno sem banho maria, gosto das bordas mais coradas e não sinto diferença na textura da massa com esse método e também não uso papel alumínio para abafar.

Tempo de forno: Como sabem cada forno é único então o tempo pode variar, aqui demora 40 minutos em 200ºC (assando sem banho maria), porém muitas pessoas acabam com uma cheesecake rachada e seca por deixar muito tempo no forno, então aqui vai um truque:

Para saber se a cheesecake esta assada de uma “porradinha” no forno ou mexa levemente a forma, se o meio estiver parecendo uma gelatina (levemente molenga) é porque já esta pronto, então desligue o forno e deixe a porta entreaberta, assim o calor residual do forno e da massa vai terminar de assar o centro e sua cheesecake vai ficar perfeita.

Esfriar: O ideal é que deixe ele esfriando dentro do forno com a porta entre-aberta por pelo menos 1 hora, só depois leve para a geladeira e não se preocupe que se ele estiver levemente molenga, mas agora a geladeira cuida do resto e vai deixar tudo firme e cremoso.

Cobertura: A cheesecake pode receber a cobertura que você quiser, seja uma geleia, frutas frescas ou uma ganache de chocolate, o importante e escolher algo que você goste, pois a massa é bem neutra e combina com tudo.

Obs: Só tome cuidado com doces muito doces, pois as receitas de cheesecake costuma conter bastante açúcar então dependendo da cobertura pode ser melhor reduzir a quantidade na massa”.

E aí… vai correr pra cozinha e preparar um?!!! AQUI tem a receita de um bem gostoso!!!

Beijos.

Poly!

Anúncios

Um comentário sobre “Truques e dicas para fazer Cheesecake

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s