Como fazer minha receita dar certo???

Sem títuloOiiii genteeee, que saudade de vocês!!!! Como avisei algum tempo atrás, eu estou estudando todos os dias a noite e por isso minha vidinha está bem corrida e estou sem tempo para preparar novas receitas! Mas, tenham paciência comigo tá?! =) Hoje estou passando por aqui pra dar algumas dicas legais pra vocês no preparo de receitas.

Você já ouviu aquela frase: “Não tem receita de bolo pra fazer… tal coisa”? Então, seguir uma receita à risca não é nada fácil, mas muitas vezes 10 gramas a mais ou a menos de um ingrediente pode fazer toooda a diferença na sua receita e comprometer o sucesso dela! Ninguém faz uma receita igualzinho a outra pessoa, isso é um fato. Eu mesma tenho grande dificuldade em seguir à risca uma receita, mas reconheço que essa disciplina é necessária sim para que o sabor, aroma, consistência… tudinho saia perfeito. Mas calma, se você é igual a mim e não gosta de seguir tuuudo a risca, nem tudo está perdido pra você! Tem alguns passos que devem ser levados em conta para que sua receita dê certo! Esses são alguns cuidados que você deve ter:

  • Quando for assar algo, SEMPRE pré-aqueça o forno. Nunca coloque nenhuma preparação em um forno frio pois a oscilação de temperatura fará que a sua preparação não cresça corretamente. E também, se você preparar alguma massa e deixar ela na mesa esperando que o forno chegue na temperatura ideal, é bem provável que o fermento comece a agir enquanto espera do lado de fora e, quando entrar no forno, o seu efeito já terá passado. Outro dia cai nessa besteira de “adiantar” o bolo que eu ia servir de sobremesa e deixei a massa pronta para colocar no forno depois. Resultado, não deu muito certo, o bolo ficou meio estranho! Não façam isso em casa, ok.
  • Leia e releia a receita, quantas vezes for necessário! Gente, entender a receita que você vai fazer faz muita diferença na hora da preparação. Você se sentirá mais segura e confiante no que está fazendo, porém isso requer um pouco de estudo da receita antes. Quando vou fazer uma receita pela primeira vez, sempre leio algumas vezes pra ver se entendi tudo certinho mesmo. Aí sim eu tomo coragem e me arrisco! Quando fui fazer meu primeiro cheesecake, fiquei lendo receitas por um bom tempo. Porque era uma receita mais elaborada, com várias etapas e eu queria ter certeza de que ia dar certo!
  • Algumas receitas tem as medidas muito precisas, como as de confeitaria e panificação. Por isso tenha sempre em mãos medidores e balancinhas que vão te ajudar nisso. Eu não costumo fazer essas receitas, então ainda não tenho uma balancinha, mas se você puder ter é muito importante nas medições. Além disso deixe sempre suas formas untadas e enfarinhadas e/ou devidamente montadas com folhas de papel manteiga, forminhas de cupcake/muffin.
  • Ingredientes devem estar sempre na temperatura ambiente! Tire tudo da geladeira se possível 1 hora antes de ser usado pois ingredientes gelados podem comprometer o resultado final da preparação! A não ser que a receita diga o contrário.
  •  Evite ficar abrindo e fechando o forno quando estiver assando alguma coisa! Geralmente pede-se que não se abra o forno antes de 15 minutos (para massas de cupcakes, bolinhos, etc) para evitar que a preparação afunde.
  • Sempre preencha 2/3 da forma, qualquer que seja ela, para que a preparação possa expandir corretamente.

Espero que essas pequenas dicas ajudem vocês nas suas receitinhas deliciosas!!!

Um beijo grande “procês”!!!

Poly.

Curta “Na Cozinha da Poly” no Facebook, clicando no logo abaixo:

 

2e77999aaee2a45678399fc35745d122

Deixe um comentário

