Badejo ao Forno com Crosta de Lemon Pepper

foto 4Não tenho muito costume de fazer peixe em casa, esta foi a primeira vez que fiz! Uma vez comi este peixe no Bistrô da Sara (Um restaurante suuuuper fofo, onde tudo é delicioso, fica no Bom Retiro). Fiquei apaixonada pelo tempero do peixe! Até que um dia descobri que o sabor  picante pelo qual eu me apaixonei era o lemon pepper. Pode se animar porque é bem fácil de fazer. Fui na feira de rua do meu bairro e comprei um belo e suculento filé de badejo que estava bem fresquinho e limpo! Fica a dica para quem quiser comprar peixe fresco, mas tem que ser uma feira BOA, ok! Quanto à receita, há tempos atrás eu li uma receita aqui, outra ali sobre como fazer a tal da crosta que fica por cima do peixe, mas no final das contas eu juntei tudo q tinha lido e mais o que achei que era bacana e fiz… Você pode fazer como achar que fica melhor, tá?

  • Rendimento: serve 8 pessoas
  • Custo: ★★★★
  • Dificuldade: ★★★★

INGREDIENTES

  • 1 lombo de badejo (o que eu usei tinha aprox. 1,6kg)
  • 5 dentes de alho
  • 100 ml de vinho branco
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • Ervas (usei alecrim e hortelã da minha hortinha, e também um pouco de cebolinha)
  • Sal a gosto
  • Farinha de rosca (para empanar)
  • Lemon pepper a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Tempere o peixe aproximadamente 2 horas antes de assar. Faça o tempero a seu gosto. Eu eu fiz assim: (Fiz uma pastinha de alho amassado com manteiga e sal. Acrescentei as ervas e espalhei no peixe, depois joguei o vinho branco e deixei marinar na geladeira);
  2. Depois retire o peixe da marinada e empane com farinha de rosca. A parte de cima precisa ficar bem enfarinhada…
  3. Coloque em outra assadeira e cubra com lemon pepper a gosto…
  4. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos a uma temperatura de 220-260c°.

Depois que assou eu cortei os pedaços e coloquei em uma travessa para servir. Se você assar o lombo inteiro ele pode soltar muito líquido, como foi no meu caso. Se preferir, pode assar cortado em pedaços como fiz depois nas próximas receitas.

Dica: Esse peixe não fica bom para comer no dia seguinte, por isso não faça para sobrar muito. Depois que eu aprendi o truque, calculo 1 pedaço grande por pessoa e mais uns 2 ou 3 pedaços de sobra, caso alguém queira repetir. 

Servi com purê de banana da terra e arroz com brócolis. Os créditos do Arroz com Brócolis eu douà  minha amiga Clemen!

foto 3

Gostaram?! Façam e me contem o que acharam! Talvez vocês estejam se perguntando: “Mas é Badejo ou Abadejo”?

Tem uma curiosidade a respeito disso: “É Badejo ou Abadejo ? Muitas pessoas confundem o Badejo como sendo Abadejo. O Abadejo é na verdade o Congro Rosa, importado com esse nome da Argentina e do Chile. Com nomes bastante similares,  levam o consumidor a acreditar ser o mesmo peixe. O Abadejo ou Congro Rosa, é um peixe de corpo comprido, de filés mais finos, porém de sabor agradável, mas nada comparado ao verdadeiro sabor do Badejo em questão. Tem muitas pessoas que pensam que é a mesma coisa. Tem gente que vende como se fosse a mesma coisa – especialmente em restaurantes e peixarias. Não são. O Badejo em questão, é da família Serranidae, parente da Garoupa e do Cherne. É um dos peixes mais nobres, de grande envergadura variando entre 5 e 30 kg, de filés pedaçudos e de carne densa. Nosso peixe é pescado entre o Sul da Bahia e o Espírito Santo, é coisa “buonissima”, como dizem os italianos. Sua carne é muito apreciada na boa gastronomia, especialmente no preparo de grelhados, assados e moquecas”.

Interessante, né?! beijinhos!

Poly.

Anúncios

3 comentários sobre “Badejo ao Forno com Crosta de Lemon Pepper

    • Oi Raquel! Pois é, existe essa diferença. Mas o difícil mesmo é saber qual é qual na hora de comprar né? Eu mesma não sou profunda entendedora sobre peixes, então se me venderem o que não pedi eu nem vou saber! kkkk Peço sempre badejo no lugar onde compro, sempre teve o mesmo sabor tbm. Acredito que seja! Rs Mas fique tranquila, porque outro tipo de peixe também fica bom nesse preparo.

      Beijos! Poly.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s