Molho bechamel ou simplesmente molho branco!

Tagliarini ao molho brancoEste molho branco serve de base para muitas receitas e acompanha perfeitamente massas, carnes e batatas! Curinga na sua cozinha, que tem o poder de mudar a cara de qualquer massa simples que você fizer. Apesar de muitos acharem difícil, é bem fácil e rápido fazer este molho. Esta foi a melhor receita que encontrei, é da Maria Capai, do Diga Maria, que por sinal é um site de muito bom gosto. Já adianto que dá super certo, eu segui à risca esta receita (isso é inédito, rsrsrs), e o melhor de tudo é que fica uma delícia!

INGREDIENTES

  • 1/2 litro de leite integral
  • 40 gramas de manteiga com sal (cerca de 3 colheres de sopa)
  • 40 gramas de farinha de trigo (cerca de 1/3 de xícara)

opcionais para acrescentar aroma e sabor

  • cebola
  • louro
  • noz-moscada
  • pimenta-do-reino

MODO DE PREPARO

  1. Se for usar os temperos, aqueça o leite com meia cebola, uma folha de louro, noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto. Quando o leite ferver, desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos. Retire os temperos e reserve o leite.
  2. Numa panela de fundo grosso – e preferencialmente que não seja de alumínio pois poderá acinzentar o molho – aqueça a manteiga e o trigo e mexa por 1 ou 2 minutos. Esse processo é feito para romper os grãos de amido, evitando assim que o molho tenha sabor de farinha de trigo crua.
  3. Tire a panela do fogo, ou deixe-a em fogo bem baixo, e aos poucos acrescente o leite. Para evitar que o molho empelote nessa etapa – o que é bem comum – eu coloco o leite realmente em pequenas doses e mexo sem parar. No início parece que estou mexendo um purê e assim que fica homogêneo coloco um tiquinho mais de leite, repetindo o processo até ter um molho. Nesse momento, volte com a panela para o fogo e mexa até obter um molho liso e na consistência desejada.
  4. Experimente o tempero e acerte o sal, considerando sempre outras eventuais combinações como, por exemplo, o acréscimo de queijo.

Eu fiz este molho para acompanhar um Fetuccine tipo caseiro, da Dona Benta! Ficou muito bom.

foto (3)

Dicas da Maria Capai:

Se o creme empelotar, não se desespere, basta passá-lo por uma peneira, ou bater no liquidificador, e depois voltar com ele para a panela.

consistênca do molho branco deve variar de acordo com o uso que você dará a ele. Para preparos que ainda irão ao forno, como lasanha e couve-flor gratinada, ele poderá ter um pouco mais de leite para ficar menos encorpado já que o tempo de forno fará evaporar parte do líquido tornando-o mais grosso.

Há 3 maneiras para armazenar o molho bechamel evitando que uma crosta se forme por cima: cobrir com filme plástico ou papel manteiga bem rente à superfície do molho ou, com o bechamel ainda quente, passar um pedaço de manteiga pela superfície até formar uma capa.

As receitas costumam indicar o uso de leite quente ou morno mas eu já usei emtemperatura ambiente e deu tudo certo.

Gostaram da idéia?! Vale muito a pena fazer… me contem depois o que acharam!

Obrigada pela visita!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s