Dicas Gourmet: Seja Chef na sua Cozinha!

Post sobre decoração de pratosVocê conhece o ditado: “Comida se come com os olhos”?! É verdade! A apresentação do prato é MUITO importante, e não precisamos de muito pra deixar um prato bonito e atrativo… basta ter boa vontade, capricho e criatividade. Um exemplo prático é de quando vamos à um restaurante e pedimos um prato, e ao chegar ele está simplesmente lindo e irresistível… e aí você fala: “Noooossa” que lindo, deve estar uma delícia”! É assim mesmo, não é (rsrs)?? E porque não causar esta mesma impressão com os pratos que você cozinha na sua casa?!

A comida pode ser simples como um ovo mexido, ou requintada como um risoto, sempre dá pra decorar e fazer um prato bem bonito! Isso faz TODA diferença no dia-dia! Sabe aquela coisa: “não aguento mais comer em casa”??? Se você caprichar nos detalhes da preparação e apresentação da comida, sua vida nunca mais será a mesma, comer em casa será cada dia mais gostoso.

Vocês já perceberam que eu amo♥ decorar pratos, né?! Não posso ver uma folhinha verde que já coloco na comida para deixar bonito! E o melhor disso tudo, é que eu realmente amo fazer isso! Vocês não imaginam o quanto isso é prazeroso pra mim… faço com amor mesmo! Por mais que você ache que sua comida não ficou tão boa, não tem problema! Capriche na arrumação do prato!!! Seu marido, esposa, amigos ou quem estiver à mesa com você, vai amar e ainda te elogiar.

Se seu arroz ficar meio estranho, faça o truque da forminha! Pegue uma forminha ou um potinho pequeno e coloque o arroz lá assim que terminar de cozinhar, ainda quente…depois é só virar no prato! Fica fofo demais, coloque uma folhinha em cima e pronto…seu arroz já ficou bonito, agora é só colocar os demais acompanhamentos! Como nesta foto, coloquei uma quantidade em um bowl de vidro e depois virei no prato. Esse prato foi tão simples que nem postei receita no blog, fiz arroz com cenoura e carne moída com batatas! Mas a gente não precisa de muito pra ser feliz =).

1047881_585250704828612_788828485_o

Outra dica muito bacana é dar nome aos pratos! Não importa se você inventou uma comida qualquer, se fez um mexidão do que sobrou do dia anterior! Simplesmente dê nome ao que você fez, adoro fazer isso (rsrsrs), as vezes meu marido nem sabe que inventei o nome de um prato (quando ele ler este post ele vai descobrir kkkkkkk). O legal é isso, você  usar sua criatividade na cozinha! Amo cozinhar e deixar o prato com a melhor cara que ele poderia ficar naquele momento! ♥ Como este brigadeiro de colher que fiz, chamei de copinhos de brigadeiro gourmet.

DSC_3273

Ah… se você fez uma comidinha que ficou fofa e quer fotografar, prefira fazer isso antes de comer! 🙂 Fica muito mais atrativo pra quem ver sua foto depois. Porque comida remexida não é bonito, né?! Então, pra não errar, fotografe a comida antes de comer… e depois se quiser mostrar como ficou a textura por dentro, dê apenas uma colherada ou garfada na comida e fotografe o interior da sua torta, bolo ou o que for…assim seu prato vai ficar bonito e apetitoso! Por exemplo, este ovo assado no tomate que fiz, eu quis mostrar como ele ficou por dentro… então parti o tomate e fotografei, rapidamente porque a fome estava grande (rsrsrs).

DSC_3197

Última dica, sirva o prato com porções pequenas (pessoas “chiques” e educadas como você, não comem um pratão de comida de uma vez. Se quiser pode repetir, aliás não há nada de errado e deselegante em repetir, viu gente?!). Uma vez colocada a pequena porção de comida no prato, decore com um raminho ou folhinha de erva fresca, esta aí o segredo…seu prato vai ficar fofo! Esta sopa de cebola, por exemplo, servi nesta mini caçarola e decorei com um raminho de tomilho.

CSC_3302

Não saber cozinhar não quer dizer que não precisa preparar a comida com capricho, concorda?! Seja qual for o prato que você fizer, mesmo que tenha ficado uma gororoba, sirva com bom gosto!

Imagem é tudo!

Eu ilustrei este post com alguns pratos que já fiz, mas tudo isso com o objetivo de você ver que dá sim pra fazer algo bacana no conforto da sua casa! Eu sei que tem muitas pessoas que gostariam de cozinhar, mas não tem muito “jeito” com a cozinha, ou não tem um “incentivo” pra cozinhar, ou até mesmo que não gosta de cozinhar. O único caso que não tem muito o que fazer é o último, porque se você não gosta de cozinhar, nem adianta insistir! Mas, se é falta de “jeito” ou falta de incentivo, fique tranquila porque há solução pra você! A única forma de aprender é fazendo, todo dia você aprende algo novo, e quanto à motivação, acredite… ela vem de você mesmo! Encontre motivação e prazer em cozinhar… E saiba que você pode se surpreender! Afinal, faz menos de 1 ano que eu cozinho…e se eu consigo, você também consegue! Basta apenas ter boa vontade e capricho para fazer!♡

Agora, escolha uma receitinha fácil aqui no blog e mate a saudade do seu fogão hoje mesmo! 😉

Tem uma frase que gosto muito: “Cozinhar é expressar amor em forma de comida”!

Beijos,

Poly.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s