{Vida Saudável} Uma hortinha na minha cozinha!

foto (2)

Bom, acho que vocês já perceberam que eu adoro folhinhas para decoração dos meus pratos não é? E muito além disso, uso muito para cozinhar mesmo, colocar em molhos, carnes e aves assadas, em marinadas também. Sempre coloco alguma folhinha cheirosa para aromatizar e dar sabor. Acho que faz toda diferença! Acontece, que não tenho muito espaço no meu apartamento para plantar tudo que eu quiser (rsrsrs), então a gente improvisa como dá, né?! Já faz um tempo que eu estava usando vasinhos individuais com uma ou outra erva, mas agora decidi colocá-las em um vaso de planta mesmo, bem maior e onde eu poderia ter mais variedades também. E assim aconteceu! Agora tenho uma mini-horta na minha cozinha, com algumas das ervas que mais uso para cozinhar e decorar os pratos, que são: manjericão roxo, manjericão miúdo, alecrim, hortelã e tomilho! Eu estou toda caída de amores pela minha hortinha  ♡ !!! Ontem mesmo já colhi algumas folhinhas fresquinhas de manjericão e raminhos de alecrim! Acho alecrim super romântico!! ♡♡

O cheirinho bom que fica na cozinha é apaixonante! Principalmente quando eu mexo nas folhas. Sei que no supermercado podemos encontrar todas estas folhinhas que são vendidas em saquinhos, o “problema” na minha opinião é que eu nunca uso tudo de uma vez, normalmente preciso de quantidade pequena e por isso as ervas acabam estragando na geladeira, o que acho um desperdício. Diferente de quando você tem plantado ali, você colhe a quantidade que quiser, fresquinhas e ainda decora sua cozinha! Sem contar que você economiza muito, se você pensar que cada saquinho de ervas no supermercado custa em média R$ 3,00 e cada mudinha desta custa em média R$ 4,00 e dura muito tempo se você cuidar direitinho, compensa muuuuito mais optar por uma hortinha natural, não acham?! Agora mais que nunca, quem entrar na minha cozinha, mesmo não me conhecendo, vai saber que eu AMO cozinhar!!!

Fica também a dica para você, que mora em apartamento e pensou que nunca poderia ter uma hortinha! Sim você pode!!! Nós fomos no Shoppin Garden e lá mesmo escolhi as ervas (tem muitas), e eles plantaram lá mesmo. Vale muito a pena conhecer o lugar, aqui em São Paulo é um dos melhores locais para comprar plantas, vasos, enfeites, ervas etc. Tem 2 lojas nestes endereços: Loja 1: Av Dos Bandeirantes, 5900 ou loja 2: Av Salim Farah maluf, 2211.

foto (2)

Espero que tenham gostado da dica e da idéia, se alguém animar a fazer uma assim em casa, por favor me conta e me manda a foto porque ficarei muito feliz em saber!!! \o/

Dica importante: Você deve fazer esta hortinha com ervas que você vai usar em pequena quantidade por vez, como no caso das ervas aromáticas. Algumas pessoas, gostam de plantar cebolinha e salsinha ( que por sinal eu AMO também e uso muito), mas o cheiro verde normalmente usamos em grandes quantidades, por isso se você plantar em um vaso assim, você vai usar uma ou duas vezes e logo vai acabar, porque não vai crescer de novo tão rápido para você usar na semana seguinte, por exemplo. Mas as ervas aromáticas não, elas sempre vão crescer mais do que você vai usá-las. Mantenha a terra sempre úmida, não encharcada. Antes de regar, coloque a mão na terra para ver como está, se ainda estiver úmida não precisa colocar mais água, se já estiver secando aí você rega. Combinado?!

Obrigada pela visita!

Beijos,

Poly.

3 comentários sobre “{Vida Saudável} Uma hortinha na minha cozinha!

    • Oi Josefa! a princípio eu tinha deixado a hortinha na cozinha, onde não batia tanta claridade e sol… elas não sobreviveram por muito tempo assim e tbm pq na época estava mto frio aqui. Então eu replantei as ervas e coloquei o vaso na lavanderia, onde elas pegam o sol da tarde e agora estão lindas! Então respondendo a sua pergunta, sim elas precisam de um solzinho… mas eu tbm já tive um vasinho pequeno de manjericão na cozinha sem tomar sol que durou por mto tempo… Tem q ir testando, as ervas aromáticas são sensíveis. 🙂

      Curtir

  1. Amei!!!!! Já tive “hortinha” de cenoura que o Rafa não deixava crescer direito, pois arrancava todas, passava uma agua para tirar a terra e comia “in natura”. Gostei da sua ideia, uma hortinha na cozinha… bjsss

    Curtir

Deixe um comentário

