Quiabo a la mineira

foto (15)

Como uma boa mineira que sou, nesta cozinha estava faltando uma receitinha típica de Minas, né gente?! Eu cresci no interior de MG, comida caseira e simples feita no fogão à lenha, sem muitos temperos ou ingredientes elaborados. Mas, acreditem que para mim não há comidinha mais gostosa e confortante do que aquela dos meus tempos de infância! O quiabo sempre foi um prato MUITO tradicional na minha casa, mas raramente ele era servido sozinho… sempre tinha um franguinho caipira ou uma linguicinha mineira para acompanhar. É nosso prato preferido na família até hoje. Estes quiabos eu recebi fresquinhos lá de Minas,e a linguicinha também! Pois bem, chegou o dia em que resolvi preparar o famoso quiabo mineiro, que batizei de “quiabo a la mineira”. Ao contrário do que eu imaginava, não é nada difícil de fazer e ficou uma delícia, foi um dos pratos mais rápidos que já fiz! Acompanhem comigo!

INGREDIENTES

  • Quiabo (Usei umas 20 unidades para servir 2 pessoas)
  • 5 dentes de alho amassados
  • 1/2 cebola grande picadinha
  • 1/2 xícara (cha) de óleo
  • Pimenta moída a gosto
  • Uma pitada de páprica
  • 300g de linguicinha cortadinhas em rodelas

MODO DE PREPARO

  1. Lave o quiabo e seque com um pano, deixando-o bem sequinho;
  2. Pique-os em rodelinhas finas;
  3. Em uma panela, aqueça o óleo;
  4. Acrescente o quiabo picado e deixe fritar até que não tenha mais nenhuma baba;
  5. Mexa de vez em quando, com cuidado para o quiabo não desmanchar;
  6. Tenha paciência, porque a baba sai! Este processo leva cerca de 20 minutos, o meu saiu antes porque fiz uma quantidade pequena;
  7. Depois deste processo retire o quiabo da panela com uma espumadeira e coloque em um prato forrado com 2 folhas de papel toalha para escorrer o óleo;
  8. Enquanto isso, na mesma panela que fritou o quiabo vá fritando as linguicinhas até ficarem douradinhas…
  9. Junte o quiabo com as linguicinhas e misture bem;
  10. Acrescente um pouco de água e deixe ferver por alguns minutos, sem que seque toda a água;
  11. Quando a água reduzir e ficar cremoso, desligue o fogo;
  12. Sirva quentinho com arroz branco, ou para quem gosta, com polenta ou angu de milho!

Hummmmmmmmmmmmmmmmmm. Fica muito bom!

Vejam as fotos:

foto (21) foto (20) foto (19) foto (18) foto (17)Nesta última foto eu tinha acabado de colocar a água, e deixei reduzir. Demora uns 10 min.

O que acharam?! Para quem gosta de comida mineira, este é um prato cheio!

Façam em casa e me contem como ficou!

Obrigada pela visita!

Deixe um comentário

