{Vida Saudável} Bouillon ou Caldo Base de Vegetais

27734_G(Foto: Panelinha)

Não é novidade para ninguém, que os caldos industrializados fazem um mal danado para a saúde, pois tem grande concentração de sal, gordura e condimentos. Acontece que pela praticidade, a gente acaba utilizando no dia a dia por conta da falta de tempo de preparar um caldo caseiro, saudável e muito saboroso. Outro dia fiz um curso sobre este assunto, a chef ensinou a fazer o bouillon base de vegetais que pode ser usado em risotos, molhos, sopas, cremes, ensopados, preparação de arroz e até mesmo em uma sopinha mais adocicada. Você pode tranquilamente substituir a água por este caldo base de vegetais. No freezer a durabilidade é de até 12 meses e na geladeira de até 7 dias.

Normalmente os vegetais utilizados para a preparação deste caldo são aromáticos, como a cebola, salsão, ramos de salsinha, capim limão, coentro,louro, tomilho, cravo da índia  alho poró, alho e muitas outras opções que você pode acrescentar para enriquecer seu caldo. A ideia é você fazer com o que tem em casa, que sobrou na geladeira. A casca da batata, cenoura, pedaços de abobrinha e até mesmo casca de frutas como abacaxi e maçã podem entrar nesta preparação. Na verdade é você quem faz seu caldo, nenhum caldo fica igual ao outro e não tem receita pronta sobre como fazer.

Então para começar, sem nada muito elaborado veja esta base que a Maria Capai do blog DigaMaria ensina. Essa é para você animar preparar seus próprios caldos em casa!

“Separe alguns legumes evitando aqueles com coloração forte, como a beterraba, a menos que queira um caldo colorido.

Pique os legumes, coloque-os numa panela e acrescente temperos que goste. Eu sempre uso louro, pimenta jamaica, pimenta do reino, alho e cebola. Outras boas opções são: salsinha, tomilho, alho poró e salsão.

Coloque os temperos junto com os legumes, cubra com água e leve a panela tampada ao fogo até ferver. Abaixe o fogo, e deixe fervendo com a tampa entreaberta por pelo menos uma hora, até que o caldo esteja saboroso. Espere esfriar e coe.

Não acrescente sal no caldo de legumes, pois, como estamos preparando a base pra outro prato, é preferível deixar para salgar no preparo final.

Os legumes cozidos podem virar uma ótima sopa; basta batê-los com um pouco do caldo no liquidificador, voltar pra panela pra aquecer e temperar a gosto. A sopa da foto ganhou uma caprichada colherada de requeijão.”

No curso que fiz, conheci o buquê garni! Nome chique né?! Trata-se de uma preparação aromática utilizada para incrementar caldos, molhos e sopas. O buquê garni é feito com ervas e vegetais frescos, amarrados juntos formando um buquê. O que a chef Patrícia mostrou no curso, as ervas estavam dentro de um talo de salsão e amarradinhas com um elástico, mas um barbante limpinho também serve para amarrar.

3827-1_l

Existe também o sachê de especiarias que é feito com ingredientes como grãos de pimenta, ervas e especiarias, amarrados num saquinho de musseline ou gaze. Assim bomo o buquê garni, este também é preparado de forma que os itens aromáticos possam ser retirados com facilidade quando alcançado o sabor desejado, mesmo antes do final do cozimento dos demais ingredientes. Sem falar que fica fofo né gente?!

bouquet garni

Então, animaram preparar o bouillon base de vegetais em casa?!

Quero ver as receitinhas de vocês com preparação do caldo em casa hein!!! Combinado?

Espero que tenham gostado do post, preparei com muito carinho para vocês!

Obrigada pela visita!

Beijos,

Poly.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s