{Vida Saudável} Conheça os benefícios do Aspargo!

aspargos

Eu sou muito curiosa com algumas coisas, e entre elas está a curiosidade por saber qual a origem dos ingredientes que eu uso para cozinhar! Ontem eu fiz um creme de aspargos que uma amiga indicou… logo veio a perguntinha na cabeça: “mas o que vem a ser o aspargo”?!!? A única coisa que eu sabia, até então, era que tratava-se de um vegetalzinho que poderia ser encontrado natural ou em conserva, já tinha comido em restaurantes e sabia que tinha um gosto muito bom. Ponto, literalmente (rsrsrs). Pois bem, lá fui eu atrás de informações na internet sobre o aspargo! Li alguns textos e pesquisas, mas achei este que resumiu bem. Vejam que interessante!

“O aspargo é uma planta originária da Euro-Ásia, que possui talos brancos ou verdes. Com cultivares espalhados pelo mundo todo, ele cresce melhor em solos arenosos. O aspargo tem sido cultivado e prestigiado desde os tempos mais remotos até hoje, devido às suas propriedades benéficas e ao seu excelente sabor. Conhecido pelos romanos e egípcios, também era usado pelos índios americanos para a cura de problemas na bexiga e nos rins. Na França, o aspargo foi introduzido no reinado de Louis XIV.

 Com relação às propriedades medicinais, o aspargo possui ação tônica, calmante e diurética. Além disso, também atua como alimento laxativo devido à abundante quantidade de fibras em sua constituição.

Com relação ao valor nutricional, cada 100 gramas de aspargo cozido fornecem em torno de 18 calorias. Além de ser um alimento de baixo valor calórico, fornece ao organismo nutrientes como proteínas, flúor, manitol, asparagina, vitaminas do complexo B, betacaroteno (pró-vitamina A), vitaminas C e sais minerais como cálcio, ferro, potássio e fósforo. São também baixos em calorias, sem gordura e colesterol. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, os aspargos também contêm uma alta quantidade de glutationa, um dos maiores combatentes desta doença, além de possuírem propriedades antivirais. Pesquisas nutricionais demonstraram que a glutationa é o agente mais eficaz no processo de desintoxicação do corpo humano.

Na culinária usa-se os brotos tenros, de sabor muito agradável quando cozidos. Pode ser utilizado no preparo de cremes,molhos, sopa, saladas, quiche, salgados, suflês ou ainda acompanhando de diversos tipos de carne (peixe, bacalhau, camarão e frango).

Curiosidades sobre o aspargo:

Quando for servir os aspargos como entrada, compre um quilo para o preparo de 4 porções.

A água utilizada no processo de cocção do aspargo pode ser aproveitada para a elaboração de molhos, sopas, risotos ou suflês.

aspargo é muito indicado para pessoas que fazem dieta porque é um alimento com baixo valor calórico.

A maioria dos aspargos utilizados em conservas é cultivada no escuro, por isso são brancos.”

Composição nutricional do aspargo:

Quantidade Energia (kcal) Carb. (g) Prot. (g) Cálcio (mg) Fósf. (mg) Ferro (mg) Potássio (mg) Vit. C (mg)
100 gramas 18 2,5 1,25  13,75  37,5  0,63  152,5  16,25
1 xícara de chá (15 gramas) 2,70 0,375 0,19 2,06 5,625 0,09 22,87 2,43

Matéria do site: Nutrição em Foco.

Gostaram?! Se você ainda não comeu, vale a pena experimentar! O sabor é uma delícia!!!

Obrigada pela visita!

Beijos,

Poly.

Anúncios

2 comentários sobre “{Vida Saudável} Conheça os benefícios do Aspargo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s