As Encantadoras Especiarias!!!

especiarias

Hoje vou falar sobre algo que eu AMO!!! As ESPECIARIAS! Perco a cabeça quando vou ao Mercado Municipal de São Paulo e vejo tantas opções à minha frente, acho simplesmente espetacular e não pode faltar na minha cozinha, depois que as conheci não consigo mais cozinhar sem elas (rsrs)! Elas são o que podemos chamar de  “mágicas”. São capazes de transformar qualquer prato trivial em um prato requintado e muito saboroso, garante o sucesso de muitas receitas. Mas para utilizá-las adequadamente precisamos saber o sabor específico de cada uma delas e quais combinam com carnes, peixes, vegetais, aves e até mesmo doces. Tendo este conhecimento como base você pode usar sua imaginação e ser bastante criativa na preparação dos seus pratos, você verá os benefícios que as especiarias irão proporcionar aos seus conhecimentos e truques culinários.

Mas afinal, o que são especiarias?!?

O termo especiaria, a partir dos séculos XIV e XV na Europa, designou diversos produtos de origem vegetal (flor, fruto, semente, casca, caule, raiz), de aroma e/ou sabor acentuados. Isso se deve à presença de óleos essenciais. O seu uso as distingue das ervas aromáticas, em que usam principalmente as folhas. Além de utilizadas na culinária, com fins de tempero e de conservação de alimentos, as especiarias eram utilizadas ainda na preparação de óleos, ungüentos, cosméticos, incensos e medicamentos.(fonte: Wikipedia).

Há muitas especiarias, por isso vou listar aqui as principais, algumas delas uso com bastante frequência:

01 – Açafrão: É a especiaria considerada a mais cara do mundo. Para obtenção de apenas alguns gramas do produto são necessárias milhares de flores da espécie Crocus Sativus, e a colheita é inteiramente manual. A cada 200 mil flores se obtém 1 quilo da especiaria. Tem cor alaranjada e sabor picante levemente adocicado. O açafrão que conhecemos e encontramos facilmente nos supermercados tem muito pouco do açafrão original, é quase um produto “genérico”. Fica delicioso em arroz, massas e carnes.

02 – Anis Estrelado: Esta especiaria além de dar muito sabor é fofinha, é chamada assim porque tem formato de estrela. Pode ser usada em doces, bolos, sobremesas, pudins e chás. Combina muito bem com a canela e o gengibre. Conhecido também por ser uma planta medicinal, é muito utilizado para combater problemas gastrointestinais. Também é utilizado como matéria prima para a produção do famoso anti-viral Tamiflu.

03 – Canela: É uma especiaria  obtida a partir da parte interna do tronco da árvore, a caneleira. Possui sabor adocicado e ao mesmo tempo quente, pode ser utilizada em cremes, doces, bolos e bebidas. Na culinária indiana ela é utilizada também no preparo de receitas salgadas. Pode ser encontrada na versão em pau (original) ou em pó. Ainda, pesquisas indicam que o uso de canela na quantidade de uma colher de chá diariamente reduz significantemente o açúcar no sangue e melhora a taxa de colesterol. Além disso, são benéficas para diabéticos.

04 – Cardamomo: Esta especiaria é uma das preferidas dos indianos no preparo de seus alimentos. São vendidas em sementes torradas, possuem um sabor forte e muito característico. É o principal ingrediente do famoso garam masala (mistura de especiarias moídas juntas, muito utilizada na culinária indiana).

05 – Curry: Este é um dos que mais uso para cozinhar, meu marido ama! É uma mistura de várias especiarias feita na Índia e característico da cozinha indiana é constituído por coentro, cominho, feno-grego, alho, gengibre, canela, cravo, cardamomo, curcuma, pimenta do reino e pimenta vermelha, sendo comercializado sempre em pó. Muito aromático e de cor laranja bem forte, é a especiaria que representa a culinária indiana. Fica perfeito em aves e peixes.

06 – Cravo da índia: Esta famosa especiaria já incorporada na culinária brasileira é obtida a partir do botão seco da flor de cravoária. É considerada um afrodisíaco. Tem sabor bem forte, mesclando sensações doce e picante.

07 – Gengibre: Trata-se de uma planta. A parte comestível dela é chamada de rizoma (caules subterrâneos). Possui sabor picante e é muito utilizado na culinária chinesa, japonesa e indiana. Pode ser utilizado em pratos doces ou salgados, e pode ser encontrado em várias versões. Pesquisas científicas já comprovaram que o gengibre possui propriedades antiinflamatórias. Além disso é famoso por ser estimulante e afrodisíaco.

08 – Semente de Mostarda: Pequeninas sementes com sabor sutil e levemente picante. Combinam muito bem com pães, carnes e aves. É muito utilizada na culinária indiana e francesa.

09 – Lemmon Pepper: Maravilhoso, outro dos meus preferidos! O lemon pepper é composto basicamente de raspas da casca de limão siciliano e pimenta-do-reino moída, mas encontra-se por aí já adicionado de sal, alho e às vezes cebola. Fica muito bom no preparo de legumes, peixes, frango e massas.

10 – Noz-moscada: Esta especiaria é uma das minhas preferidas, uso muito. É obtida do fruto da moscadeira. Seu sabor lembra uma mistura de pimenta-do-reino com canela. Fica deliciosa em molho bechamel, molho branco para massas, bolos, doces e biscoitos. Para cozinhar, gosto de comprá-la inteira e ralar apenas no momento da utilização. O sabor fica mais vivo. A macis, que é a membrana que cobre a noz-moscada também é utilizada na culinária.

11 – Pimenta-do-reino: O Brasil além de um dos maiores consumidores desta especiaria muito conhecida, é também um dos maiores produtores mundiais. É comercializada em grãos ou já moída, e pode ser encontrada na versão preta, verde ou branca (preta sem a casca).

12 – Páprica: Feita com as sementes moídas do pimentão, pode ser doce ou picante dando cor e sabor aos pratos. A doce é utilizada para colorir alimentos claros como peixe, carnes brancas, sopas, molhos, canapés. A paprika picante pode substituir a pimenta vermelha moída. Gosto muito de usar a páprika no preparo de receitas da culinária mexicana.

Veja quais são estas especiarias na foto abaixo:

EspeciariasII

E ai, gostaram?! Me contem o que acharam do sabor quando usarem 😉

Obrigada pela visita e volte sempre!

Fonte: Figos&Funghis & Wikipedia

Anúncios

2 comentários sobre “As Encantadoras Especiarias!!!

  1. Olá Polly!!!
    Adorei o seu post!! Sou professora de História e me ajudou a montar uma aula sobre o Renascimento e as Grandes Navegações!! Os alunos vão podem visualizar e entender a utilidade das especiarias com ajuda dessa sua matéria!
    Obrigada!!!
    Beijinhos, Simone.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s