Arrumando a mesa!

Eu amo receber amigos na minha casa, adoro ser anfitriã! Nesta hora o mais importante é fazer com que seus convidados se sintam a vontade. Mas para que você se saia bem em uma ocasião mais formal e elaborada saber como arrumar a mesa, saber onde colocar cada coisa no seu lugar pode fazer toda a diferença. Em casa meu marido gosta muito de arrumar a mesa, então eu sempre deixo essa parte com ele, mas e quando ele não estiver?! Eu também preciso saber! Aqui estão algumas dicas para arrumar uma mesa de jantar e receber bem seus convidados!

Pratos

Os pratos para jantar formal devem ficar empilhados em ordem de uso, prato principal, prato para entrada sobre ele. Na base vai o sousplat (pronuncia-se suplá), que serve somente de enfeite e deve ser colocado sobre a toalha ou jogo americano, antes dos pratos de porcelana e retirado quando a refeição terminar para dar lugar ao prato de sobremesa.

Pode ser colocado um pratinho para o pão e sobre ele, uma faca de sobremesa. Esse pratinho deve ficar à esquerda do prato de refeição.

Talheres

A ordem dos talheres para jantar formal segue a ordem do cardápio, de fora para dentro. As colheres ficam sempre à direita, assim como as facas que devem ficar com o corte voltado para o prato. O garfos vão sempre à esquerda.

Os talheres de sobremesa devem ser posicionados acima do prato. O cabo da colher fica virado para a direita, e o garfo fica logo abaixo, virado para a esquerda.

Copos

O correto é colocar apenas quatro copos na mesa: para água, vinho tinto, vinho branco e champanhe. Os copos para jantar formal devem ser dispostos do maior para o menor, da esquerda para a direita. Se for servir apenas um tipo de vinho, coloque somente uma taça. Pode-se usar copos de um mesmo jogo de cristal ou copos de vários jogos misturados, mas desde que eles combinem entre si, com a toalha e as louças.

Guardanapos

Os guardanapos de pano podem dar um pouco mais de trabalho porque depois precisam ser lavados, mas eles deixam a mesa muito mais elegante. Há diferentes maneiras de dobrar os guardanapos para jantar formal, mas o importante é que estejam bem apresentáveis à esquerda do garfo ou dobrados no centro do prato.

Por Débora Busko

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s